Início > NT, Os ensinos de Jesus > Os ensinos de Jesus – Introdução

Os ensinos de Jesus – Introdução

Os ensinos de Jesus, ainda nos dias de hoje, é um tema aberto, em discussão. Não há dúvida alguma que, mesmo quem não professa a fé cristã, admira e tem em alta estima os ensinos do Mestre dos mestres.

É sabido que mesmo em países onde a fé cristã é proibida, Jesus é tido por um mestre por excelência. Seus ensinos e seus métodos são temas acadêmicos e geram muita literatura ainda hoje, inclusive sobre auto-ajuda.

A grande marca característica de seu ensino era, sem dúvida nenhuma, a autoridade. Por várias vezes, nos evangelhos, são citadas a admiração e espanto das pessoas sobre a autoridade que emanava de suas palavras enquanto ensinava o povo. Os escribas, quando ensinavam, jamais o faziam sem justificar suas palavras com citações de rabinos famosos do passado. Mesmo quando Jesus diz que os seus ensinos não são dele mesmo, mas do Pai que o enviou, o tom de autoridade, em sua voz, prevalece.

Jesus nunca argumentava. Ele somente expunha a verdade com convicção, mesmo quando pareciam não entender, mesmo quando se chocava com aquilo que as pessoas consideravam como correto. Aqui temos uma diferença significativa com Sócrates, o único mestre ocidental que podemos comparar com Jesus. Sócrates apenas procurava a verdade, mas Jesus nunca falava como se estivesse em dúvida, pois era, ele mesmo, a Verdade.

No sermão da Montanha, por exemplo, Jesus fala dos antigos mandamentos da lei dos judeus, e os aprofunda, e dão um novo significado aos mesmos, baseados sempre, em sua própria autoridade.

Em seus ensinos haviam sempre duas coisas aparente opostas, mas que Jesus sabia como usá-las: a graciosidade e a severidade. A graciosidade em suas palavras é sempre dirigida aos sofredores, pecadores em geral e em suas curas. Porém, paralelamente a isso, temos a severidade em suas palavras dirigidas aos fariseus, escribas e mestres da lei em geral.

Anúncios
Categorias:NT, Os ensinos de Jesus
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: