Início > NT, Os ensinos de Jesus > Os ensinos de Jesus – O assunto do seu ensino

Os ensinos de Jesus – O assunto do seu ensino

O grande assunto dos ensinos de Jesus foi sem dúvida o Reino de Deus. Os 4 evangelhos dão primazia aos ensinos do Reino. Mateus sintetiza todo conteúdo do ensino de Jesus quando diz: “Desde esse tempo começou Jesus a pregar e dizer: ‘Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus…’ Andava Jesus por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino” (Mateus 4:17,23).

Em seu primeiro grande discurso, o sermão do monte, o Reino de Deus, ou dos Céus, foi a linha mestra de seu ensino. Frases como “Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos Céus” e “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”, dão a tônica de seus discursos e ensinos.

Esta era a ansiedade do povo judeu naqueles dias. Estavam aguardando o estabelecimento do Reino de Deus, a promessa feita a Davi, seu servo, de que sua descendência governaria eternamente.

Com seus milagres Jesus pregava, e mostrava, que o reino de Deus havia chegado; não da maneira como esperavam, mas havia chegado! Jesus seguia a linha histórica judia, o que ele falava tinha uma preparação divina de longa data.

Jesus, ao abordar o Reino de Deus, estava colocando seu ensino na linha histórica do Antigo Testamento, e de todas as profecias escritas naquele período.

Deve ser destacado que este Reino não seria de bens materiais, mas sim de alegria e paz no Espírito Santo. Jesus sempre destacou que os bens materiais não devem ser fonte de alegria, ao contrário do que os judeus de seu tempo pensavam.

Seu ensino deixou claro que o estabelecimento deste Reino não seria pela força física, pois seu Reino não é deste mundo, e não precisaria dos recursos deste mundo para isso.

Anúncios
Categorias:NT, Os ensinos de Jesus
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: