Início > Exegese de Filemon, NT > Exegese de Filemon – Introdução

Exegese de Filemon – Introdução

O presente trabalho tem por objetivo a interpretação hermenêutica da carta do apóstolo Paulo a seu amigo Filemon.

O contexto histórico será de suma importância neste trabalho para uma aplicação correta e relevante à Igreja atual. Se desconsiderado este contexto não poderemos realmente saber quais os ensinos e princípios que Paulo quis mostrar a Filemon.

Uma vez descoberto qual o verdadeiro sentido desta carta a seu destinatário, poderemos também aplicá-lo para a Igreja de hoje.

Antes de fazer sentido a nós no século XXI, esta carta deve ter tido sentido no século I, e isto não pode ser desprezado.

Será mesmo que Paulo estava se referindo apenas à escravidão de Onésimo em relação a Filemon? A Bíblia apóia a escravidão, uma vez que Paulo pediu para Onésimo retornar à casa de Filemon?

Estas perguntas serão respondidas incorretamente se as questões históricas forem desprezadas, e não poderemos jamais tirar os ensinamentos que Deus quis deixar à sua Igreja. Sendo a Bíblia toda inspirada por Deus, e inerrante, podemos concluir que há algum ensinamento para nós, hoje, nesta carta.

A gramática é outro aspecto importante da interpretação. Para abstrairmos os ensinamentos e princípios que Deus nos deixou devemos considerar as palavras, períodos e expressões em seu contexto imediato, e no contexto da própria carta, pois devemos ter em mente as intenções do autor quando escreveu a carta.

Tomando como pressuposto que a Bíblia não se contradiz, deveremos examinar o contexto bíblico integral para que os ensinos deixados por Deus nesta carta sejam relevantes para nós hoje.

À medida do possível recorreremos também às línguas originais para descobrirmos o significado de alguma palavra, para desta forma determinarmos o sentido dela nos dias atuais.

Anúncios
Categorias:Exegese de Filemon, NT
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: