Início > Exegese de Filemon, NT > Exegese de Filemon – O entendimento das bênçãos recebidas – v.6

Exegese de Filemon – O entendimento das bênçãos recebidas – v.6

Eles estavam unidos uns aos outros pela fé em comum em Jesus. Paulo faz menção sobre sermos um só corpo, por estarmos unidos por esta fé, uma fé viva, que produz resultados em nossa alma, quando nos alegramos; e também produz resultados na sociedade, quando irmãos em necessidade são ajudados por outros em melhores condições. Enquanto estivermos neste mundo, sempre haverá desigualdade social, e cabe aos irmãos na fé ajudarem-se mutuamente, para que esta diferença não seja tão grande.

Paulo fala sobre a necessidade que temos de conhecer profundamente as bençãos que temos recebido. E diz para pedirmos esta compreensão a Deus, pois, por nós mesmos, jamais teremos ciência de todas as bençãos que Deus já nos tem dado.

Ele se refere tanto a si mesmo, como ao próprio Filemon, pois este era um homem rico, mas Paulo não tinha muitos recursos. Passava necessidade constantemente.

Porém, o entendimento que Paulo pede vai além das bençãos materiais apenas.

O fato de Paulo enfatizar esta compreensão, de forma profunda, indica que não devemos ter em conta apenas bênçãos materiais, como Paulo destaca em outras cartas. A igreja, na época, não tinha muitos recursos e estavam, como já foi destacado, sob perseguição. Isso fazia com que o sentimento de pertencerem à mesma família se intensificasse. Basta lermos a última expressão que Paulo usa neste parágrafo: “por estarmos unidos com Cristo”. O fato de paulo estar em Roma, e Filemon em Colossos, não diminuiu o sentimento de Paulo com relação à Igreja de Jesus.

Além do mais, Paulo continua a introdução de seu apelo a Filemon de maneira progressiva.

No parágrafo anterior começou seu apelo elogiando o amor de Filemon por seus irmãos, já preparando seu estado psicológico para receber Onésimo, com o mesmo amor que tem demonstrado a seus irmãos.

Aqui, Paulo continua introduzindo seu apelo, argumentando que estavam unidos com Cristo, e como ele demonstrará mais à frente, Onésimo agora também estava unido com Cristo, fazendo parte desta mesma família.

Anúncios
Categorias:Exegese de Filemon, NT
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: