Início > Exegese de Filemon, NT > Exegese de Filemon – O pedido a Filemon – v. 10-11

Exegese de Filemon – O pedido a Filemon – v. 10-11

Finalmente Paulo entra no motivo de sua carta a Filemon. Tudo, até aqui, serviu como um preâmbulo, uma preparação, para este pedido em favor de Onésimo.

Paulo trata Onésimo como seu próprio filho. Este era um tratamento que Paulo aplicava sobre seus discípulos. Havia feito o mesmo com Timóteo, e agora, com Onésimo, demonstra o mesmo amor de um pai para com seu filho.

Paulo se entregava inteiramente ao seu ministério de discipulado a ponto de considerar seus discípulos como filhos. Já que Paulo não havia se casado, nem tido filhos, considerava aqueles que Deus lhes dava, tanto cooperadores como discípulos, como sua família, a família da fé.

Outro ponto que merece destaque é que o evangelho havia surtido um efeito tão grande na vida de Onésimo, que ele passaria a ser muito útil a Filemon. Entre outras coisas, o evangelho nos ensina a fazermos todas as coisas como se estivéssemos fazendo para o Senhor. Paulo confia tanto neste evangelho, que é o poder de Deus para transformar as pessoas, que recomenda Onésimo para Filemon, afirmando que sua postura vai mudar, de inútil para útil, pois ele mesmo experimentara isso de Onésimo.

Anúncios
Categorias:Exegese de Filemon, NT
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: