Hermenêutica

Será que basta apenas abrir a Bíblia e lê-la, desconsiderando todo contexto histórico-cultural que os autores viveram?

Será que sabendo alguns aspectos sócio-culturais das épocas em que os textos foram escritos, não nos trará mais luz sobre o significado do texto?

Por que, hoje em dia, muitos pregadores desconsideram o que determinada expressão bíblica queria dizer na época em que o texto foi escrito? Muitos ainda tentam aplicar conceitos dos dias de hoje aos textos bíblicos; grave erro de anacronismo!

Na própria Bíblia temos os exemplos de Esdras, que traduziu e interpretou a lei nos dias da volta do cativeiro babilônico. Temos o exemplo de Felipe, que interpretou o profeta Isaías para o eunuco etíope (sob direção do Espírito Santo, antes que alguns reclamem). Temos o exemplo de Jesus, nos dizendo para examinarmos (não apenas ler) as escrituras, pois lá encontraremos vida eterna.

Muitos poderão não concordar, dizendo que isso é obra apenas do Espírito Santo, mas como ir contra estes exemplos bíblicos?

Lembrando sempre que nossa tarefa é encontrar o real sentido bíblico, e não atribuir sentido ao que já está escrito.

Acesse a categoria Hermenêutica ao lado, e vamos juntos descobrir o verdadeiro significado das Palavras que nosso Pai nos deixou.

  1. Rebeca
    04/06/2010 às 7:25 PM

    aliás, as melhores aulas daquele nosso tempo de EBD foram as de Hermenêutica, eu adorava! obrigada. Deus abençoe!

  2. Rebeca
    04/06/2010 às 7:25 PM

    alê, sempre tive uma dúvida. tem algum trecho da bíblia que o autor se dirige ao povo e à situação da época e à nós também? caso tenha, como posso saber ao qual dos dois se dirige?

    • Alexandre Milhoranza
      05/06/2010 às 5:37 PM

      Oi Rê! Que bom saber de sua visita no blog!

      Espero que esteja estudando e aprendendo bastante!

      Bom, quanto à sua dúvida é o seguinte: os escritos que temos hoje em nossas mãos são escritos ocasionais, ou seja, foram escritos dada certa época e necessidade. Em um primeiro momento não foram escritos exclusivamente para nós, no século XXI, mas sim para as pessoas no período do escrito.

      Claro que servem para nós hoje, pois em sua soberania permitiu que tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pelas consolações das escrituras tenhamos esperança.

      Grande abraço!

  3. 15/09/2009 às 12:00 AM

    é por causa das hermenêuticas mal interpretadas que estão aí esse monte de ceitas enganando os verdadeiros povos conhecidos como o verdadeiro povo de deus

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: